sábado, 15 de outubro de 2011

Salmão em pasta de tomate seco e alcaparra




Aprendi a fazer o salmão perfeito, bom, para mim que acho que salmão no forno não da certo, fica muito seco, achei que esse método que aprendi na aula expressa do Publix (mercado gourmet) é a tampa da minha panela na culinária.
As vantagens são várias, você pode tranquilamente usar uma posta bem alta que não vai ficar mal passado (desde que a intenção não seja essa, mas ai para salmão mal passado consulte essa receita Salada de sashimi
Voltando ao salmão bem passado mas nada ressecado, outra vantagem é a facilidade do preparo, para fazer 4 porções, incluindo a abobrinha, você vai demorar cerca de 25 minutos, o que para um prato desse não é quase nada e leva pouquíssimos ingredientes.
Outra vantagem, segundo a professora, você pode usar o salmão congelado, dai vai de cada um né, eu usei fresco e achei que o sabor ficou melhor que o da aula, ela usou o congelado.

Sobre as aulas expressas, vou contar rapidinho, são aulas mega básicas direcionadas para mulheres que acabaram de sair do trabalho e não sabem o que fazer no jantar. A aula dura cerca de 30 minutos e os produtos estão todos a venda na hora, já que é dentro do próprio mercado.
Todos os dias tem aula no final da tarde e de final de semana antes do horário do almoço. Outra coisa interessante, os pratos são exclusivamente feitos na panela elétrica e a maioria não suja mais que isso.
No final você prova o prato e ganha a receita impressa em cores em papel especial furado para fichário - já tenho minha coleção e um dia mostro aqui.




Ingredientes para o salmão
4 postas de salmão frescos ou congelados
3 colheres (sopa) de pasta de tomate seco
1 colher (sopa) de orégano fresco
Suco de 1 limão siciliano
1/2 xícara de vinagre vermelho de vinho
1 vidro pequeno de alcaparra
Sal e pimenta do reino
Azeite

Ingredientes para a abobrinha
4 abobrinhas lavadas e cortadas como preferir
4 tomates débora sem semente picados
1 colher (sopa) de orégano fresco
Sal e azeite

Modo de fazer
Tempere o salmão com o sal e a pimenta do reino, coloque um fio de azeite sobre cada posta e reserve em temperatura ambiente.
Aqueça um pouco de azeite em um frigideira larga e adicione a abobrinha, deixe em fogo médio, mexendo até ficar macia sem desmanchar, adicione o tomate e o orégano fresco, tempere com sal a gosto, mexa desligue o fogo e tampe.
Em uma panela elétrica ou frigideira larga, aqueça umas 2 colheres (sopa) de azeite e coloque as postas de salmão com a pele virada para cima, tampe e deixe por 4 minutos em fogo médio/alto.
Vire o salmão e deixe por mais 5 minutos. Retire e reserve em local aquecido ou dentro do microondas.
Abaixe o fogo no mínimo, adicione o vinagre e deixe reduzir, adicione a alcaparra e o suco de limão, mexa bem e adicione a pasta de tomate seco e o orégano, misture tudo e coloque sobre o salmão. Sirva com a abobrinha e salada.



A pele do salmão fica crocante, uma delícia!

Enjoy!!

2 comentários:

  1. Já ia dormir e vi esse post suculenta, aff, isso é tortura :s
    Adoro salmão :) Essas aulas parecem ótimas ;)
    Um beijo flor e bom final de semana,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Adoro salmão, Patrícia! E essa sua receita parece perfeita mesmo! Também já fiz salmão no forno e achei que ficou seco, mas agora com a sua dica, vai ficar mais fácil!

    Obrigada pela dica! Adorei!
    Beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...