segunda-feira, 25 de julho de 2011

Macarrão ao forno


Aqui em casa tem macarrão 1x por semana, no mínimo, esse foi feito na quinta feira da semana passada. Minha filha adora e eu também, meu marido já encara, mas não é um dos seus pratos favoritos, então pra dar um up no negócio, vou incrementando conforme minha imaginação. Dessa vez fiz um macarrão com molho de tomates feito por mim, molho branco (feito por mim também, no microondas) queijo e bacon triturado.
É tudo muito simples!
Macarrão como esse, rápido fácil e gostoso é top de list aqui em casa! 

Ingredientes
1 pacote de macarrão (Eu usei Ziti da Barilla) porque o molho penetra dentro e fica muito bom!! 
Cozinhe de acordo com as instruções.
150 gr de queijo ralado grosso (mussarela, prato, cheddar, eu uso um que vem 3 tipos misturados) 
5 a 6 fatias de bacon, assadas no forno e trituradas no processador de alimentos

Para o molho de tomate
6  a 8 tomates bem lavados cortados em quatro. 
1 dente de alho
1 caldo de carne
1 folha de louro
1 colher (chá) de açúcar
Triture os tomates com o alho no processador de alimentos ou liquidificador.
Em uma panela funda, coloque um fio de azeite, o caldo de carne, acrescente o molho, a folha de louro e o açúcar, mexa bem e deixe ferver sem tampar, até reduzir pela metade, desligue o fogo e reserve.

Para o molho branco
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de leite gelado
1 pitada de nos moscada
sal ou caldo em pó de galinha, de legumes ou de carne, qual você preferir (eu usei o caldo de legumes)
Em um refratário fundo coloque a margarina e a farinha de trigo, leve ao microondas por 1 minuto
Retire mexa bem, vai formar uma bolota, acrescente o leite gelado bem aos pouquinhos e mexa até ficar um creme, acrescente o restante do leite, vai ficar bem liquido, mexa e leve ao microondas por 2 minutos, retire, mexa delicadamente e leve no microondas mais uma vez por 2 minutos, e siga fazendo isso por 3 ou 4 vezes até engrossar. Dessa forma não vai fazer pelotas de farinha e o molho vai ficar bem cremoso. Acredite, só faço molho branco assim e as vezes (como dessa vez) nem uso creme de leite!!

Escorra o macarrão, e misture com metade do molho branco, coloque em um refratário untado com margarina, coloque o restante do molho branco por cima, coloque o molho vermelho por cima do branco, coloque todo o quijo e salpique o bacon. 
Leve ao forno até derreter o queijo.
Sirva quente!! Vai bem com uma saladinha ou no caso do meu marido umas coxas de frango temperada dessa forma ou como fiz com alecrim, vinho branco e bem assadinhas. 

4 comentários:

  1. Obrigada Ana,
    Sabe que eu nem imaginei que iria ficar Tao bom!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de macarrão, parabéns!
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Paty, que delícia, minha amiga! E com molho de tomate caseiro, então! Adorei a dica.
    bj.

    ResponderExcluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...